domingo, maio 04, 2008

A desenvolver-se...

O nosso pipoca está a desenvolver-se muito bem.
Está a andar cada vez mais e melhor.
Hoje estava felicíssimo. Passou a tarde a dar gritinhos de felicidade e a andar de um lado para o outro.

Cada vez come mais. Ontem experimentou nêsperas. Comeu umas três!! Sozinho, com bocados grandes na mão!

Entretanto, tivemos de mudar a estratégia do leitinho: acaba de jantar pelas 8 e pouco e às 9 e pouco (às vezes nem uma hora passou) bebe o leitinho na cama, mesmo antes de dormir. Comecei a dar-lhe 150ml, mas depois tive de mudar para 180ml. Ele fica a chorar na mesma!! Mas acho que não devo dar mais, pois bebe-o com um intervalo máximo do jantar de uma hora. (De manhã, às 7, bebe 300ml!)

Também já pensei se não fará mal estar a dar o leite a meio da digestão. O que acham as mães experientes?

13 comentários:

♥pezinhos de lã♥ disse...

Eu com o Diogo tinha o mesmo dilema. Ele só conseguia adormecer se tivesse o estomago bem aconchegadinho...nem que tivesse jantado há pouco tempo. Fala com o pediatra e pede-lhe uma opinião.
Já enviei o convite para o blog.Se não conseguires aceder deixa novamente um comentário.
bjs

Beth disse...

Acho que ver nossos filhos felizes é a melhor "coisa" do mundo! Enche meu coração de alegria quando vejo a Beatriz distribuindo sorrisos, gritinhos, e agora, beijos, para todo mundo.

Quanto ao leitinho, a Beatriz janta mais ou menos 7/7:30h, mama às 9:00, mas depois de meia noite, acorda de 2h em 2h para mamar...

Muitos bjinhos para vc e para o Tomás lindão!

Sofia e Beatriz disse...

:)
Olha Mónica o Pediatra da Bia, disse que ela deveria de beber o leitinho por volta da meia-noite. Ela janta entre as 19.30/20.30, portanto é cerca de 3 horas e meia de intervalo.
No meu caso, o que acontece, é que a partir do momento que a Bia adormece, ela já não bebe o leite. Se estiver a dormir, recusa sempre o leite.
O que faço é, dar-lhe o leite por volta das 22.30- hora que está prestes a ir dormir. Outras vezes acaba por adormecer, e já não bebe o leite.

Acho que 1h, de intervalo com o jantar, é um pouco pesado. Mas se sempre fizeste isso com o Tomás, e ele ficou sempre bem disposto (nunca lhe parou a digestão), acho que podes continuar.

Ela não adormece sem o leitinho? É que se ele adormecesse, davas-lhe um pouco mais tarde.

Beijinhos Nossos

Sónia e MI disse...

Olá Mónica, comigo e com a Mi passa-se mais ou menos como a Beatriz da Sofia. A Mi adormece sempre tarde, compatarivamente aos meninos da idade dela, só pelas 23:30 00hrs adormece, e é a essa hora que lhe dou o leitinho. Ela janta pelas 21hrs.

Acho que acima de tudo deves ter em conta a qualidade do sono dele. O pediatra da Mi disse-me sempre que não se deve acordá-los para lhes dar de comer. Eles sabem reagir á fome, e muitas vezes dormir é o melhor. A Mi recusa beber leitinho depois de adormecer, e quando assim é ou acorda a meio da noite ou dorme até as 8 da manhã seguidinho para depois então beber leitinho e voltar a dormir. Já exprimentaste dar-lhe a dormir? Se não sentires q ele está agitado ou a rabujar, deixa-o dormir, ou então exprimenta dar-lhe o jantar mais cedo, para que quando for dormir, possa então beber o leitinho para dormir "aconchegadinho".

Bem, mas isto são apenas opiniões, nada melhor e para te sentires mais descansada que dar uma palavrinha ao pediatra :D

Uma beijoca grande!!

Unknown disse...

Fico feliz por saber que o seu homólogo de nome está a crescer saudável e feliz!
Mónica, apesar de dois meses de diferença os dois tem horários muito parecidos.
Entre as 7 e as 8h o nosso Tomás janta a sua refeição, acompanhado por vezes de fruta e por volta das 9h, antes de dormir, dou-lhe 210 ml de leite, que quase sempre acaba.Quando acorda, no dia seguinte, por volta das 7h30 dou-lhe a mesma quantidade de leitinho que ele bebe com muita satisfação.
é bom conhecer a experiencia das outras mães de saber o que dizem os pediatras, mas é essencial conseguir-mos escutar os nossos pimpolhos (no meio de tanto grito e choradeira,as vezes não é fácil) e o que diz a nossa intuição!
Se ficares mais descansada e claro, se houver essa possibilidade, podes tentar iniciar o jantar um pouquinho mais cedo, embora nesta fase já seja necessário todo uma reorganização familiar;-)
Beijinhos, espero ter ajudado!
maecris

Supertatas disse...

olha http://solangeburri.blogspot.com/2008/05/dvidas-de-mms-ser-demasiado-leite.html

Mamã Pirata disse...

L� em casa o jantar � 19/19.30h e depois antes de me deitar dou um biber�o de leite cheio.
Ou ent�o se ele comeu sopa + conduto (e comeu mto) n dou o biber�o e deixo que ele pe�a a meio da noite.

A m�dica disse para tirar o ultimo biber�o da noite,mas eu sou sincera ,n tiro...acho que ele dorme melhor e o leite tb faz falta.

De manh� volta a tomar um biber�o cheio...

bjs ao teu Tom�s.

María disse...

O David nunca bebeu esse biberão antes de deitar...houve uma altura em que o que eu fazia era antes de me deitar dava-lhe um com ele a dormir. Isto para evitar que ele acordasse às 5h ou às 6h com fome.
Depois passou e deixei de dar este biberão. Aliás, com 16 meses já não bebia sequer pelo biberão!

Mas pelo que vejo é caso raro :p

Se faz mal ou não....linda não sei..não vou opinar porque não sei mesmo, mas sei de muitas Mães que fazem o mesmo pelo que em princípio não fará mal...

Bjnho sgrandes

Angel disse...

Ora ai está uma coisa que me deixou a pensar, mas penso que cada bebé é um caso.
Com o Diogo faço assim, jantar por volta das 20h - 20h30,um pouco de brincadeira e caminha às 21h30. Por volta da meia-noite vou ao quarto dele e dou-lhe o leite com ele a dormir e deitado, bebe tudo e continua a dormir.
Só acorda às 7h30 - 8h para mais um biberon de leitinho.
Na minha opinião acho que fazes um intervalo muito curto entre o jantar e a hora do leite, mas é a minha opinião se achas que isso é o que melhor se adequa ao Tomás continua.
A única coisa que o pediatra me disse uma vez era manter as refeições com um intervalo de 3h, para que o bebe pudesse fazer a digestão.
Também não sei como são as refeições dele mas no caso do Diogo é uma refeição completa, sopa, seguido de um prato principal de carne ou peixe e a fruta, como tal deixo sempre umas horas até ao leite.

Bjs

Mariah disse...

Querida Mónica com o João faço exactamente como tu aqui descreves. Janta por volta das 19h, 19h30 e passndo mais ou menos uma hora bebe o leitinho. É assim há muito tempo e por enquanto não tive problemas. Se jantou bem, bebe menos, se jantou mal, bebe mais.
beijinhos

Step by Step disse...

Olá Mónica,
Olha também queria saber ajudar-te mas nunca sei bem lidar com esta história do biberão da noite.
Normalmente como o Miguel tem turnos dificeis, às onze/meia noite ainda está acordado e por isso dou-lhe o biberão duas a três horas depois do jantar.
Tb o bebe por vezes a dormir porque tenho medo que acorde passadas poucas horas com fome ... resultado: acorda na mesma mas não é com fome é só com vontade de fazer raves nocturnas ;-) Tou lixada com ele é o que é!!

Bjs,
Ana

Rita disse...

Tirando a Margarida que já deixou o leitinho... todos os outros o bebem depois do jantar... acho que já é mais pelo vicío do que outra coisa... uma vez que até costumam jantar muito bem.

Quero ver se mais mês menos mês o consigo retirar aos gémeos. Quanto ao Gonçalinho acho que ainda vai continuar a bebê-lo mais uns tempos... é que fica muito calminho e adormece na caminha dele logo a seguir.

Beijocas

Tutti-Frutti disse...

Não me parece q haja problema... Deve ser o equivalente a ter sede a meio da digestão... Temos sede, bebemos água, sumo... pq não leite?!

Um beijinho, Di